Olá! Bem-vindo ao Aires café!! 😀
Já ouviu falar do Barrete Vermelho? Esta lenda surgiu na terras altas da escócia (como pra variar o que eu abordo qui blog) e como verão por aqui eu sou meio louca com mitologia celta…
O que diz a lenda e a origem do nome
O Red Cap é extremamente rápido. Mesmo com sua pequena estatura e carregando uma machadinha, o comentário é de que suas vitimas geralmente são abatidas em um único golpe, chegando ao ponto de nem saber o que as atingiu. Devido a isso muitos dizem que é impossível fugir destas criaturas.
Cheguei a ler em alguns locais que uma maneira de se livrar de um destes monstrinhos seria ler a bíblia ou textos sagrados em voz alta, ele soltaria um guincho e sumiria deixando para trás os dentes. Em minha humilde opinião isto é adaptação cristã, pois a mitologia celta é pagã e não tem por base a bíblia ou textos sagrados do cristianismo, seria como chamar Odin para derrotar Voldemort. Além disso, se ele é tão rápido não daria tempo de ficar lendo. Entretanto o Barrete Vermelho não deixa de ser uma fada, então está suscetível as fraquezas de uma, como ferro por exemplo.
Na verdade não acho que esta seja uma criatura lá muito popular, porém não é de todo desconhecida. Há uma leve menção aos Red Cap no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando a Hermione diz que as masmorras estariam cheias de criaturas como eles, pode ser que no livro diga mais alguma coisa, mas esta é a menção mais famosa que consegui pensar. A Série de livros “The Iron Fey”, da autora Julie Kagawa, menciona brevemente diversos tipos de fadas, inclusive o Red Cap, inclusive para quem tiver oportunidade indico MUITO esta leitura!
Neste post acabei abordando algumas coisas que gosto muito, apesar do sangue extra. Se quiserem resenha da série “The Iron Fey” da Julie Kagawa, que abordei durante o post, ou mais detalhes dos meus conhecimentos sobre fadas e como elas não são aquilo que te fizeram pensar, peça nos comentários! Adorarei tagarelar a respeito para você 😉
1 comment
os barretes vermelhos são parte importante da trama da HQ espinho vermelho publicada pela Vertigo/DC 😉